quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Francis Schaeffer e o seu legado


Francis A. Schaeffer nasceu no dia 30 de janeiro de 1912. Filho de pais simples, que não valorizavam a tradição intelectual, o garoto teve seu primeiro contato com a filosofia por um erro do vendedor da livraria. Era ainda um adolescente1 (1929), mas começava a se interessar pela reflexão sobre as questões fundamentais da existência humana. Schaeffer percebeu que a Bíblia apresentava respostas verdadeiras para as suas perguntas. Enquanto a filosofia falhava em chegar a algum lugar, o Cristianismo trouxe paz à sua mente e ao seu coração. Foi convertido em 1930.
Decidiu estudar Teologia no Westminster Theological Seminary, saindo dali com um grupo para fundar o Faith Seminary um ano depois. Nesse mesmo período casou com Edith, com quem teria 3 filhas e 1 filho2.
Foi ordenado ministro presbiteriano em 1938. Pastoreou a Bible Presbyterian Church em Grove City, Pennsylvania. Em 1943 a família Schaeffer foi para Saint Louis, onde Francis seria pastor na Covenant Church. No pós-guerra (1947) ele viajou durante um mês pela Europa, a fim de obter alguma compreensão sobre o estado das coisas por lá. Ficou estarrecido com o que viu, não apenas pela destruição da guerra, mas também da igreja.Em 1948 a família Schaeffer se mudou para a Suíça, onde decidiu implantar um ministério. Ainda não sabia exatamente o que fazer, mas tinha o forte desejo de servir a Deus na Europa.
Ali nos Alpes ele a esposa fundaram, em 1955, o L'Abri Fellowship3. Na Suíça de fala francesa, a palavra L'Abri – abrigo, em francês – estava carregada de significado para o contexto da época. Aquilo que começou como conversas simples com os amigos universitários de seus filhos, se tornou um poderoso ministério para lidar com as questões honestas de muitas pessoas em crises existenciais, demonstrando a veracidade do Cristianismo histórico, e sua relevância para o ser humano.Através de suas palestras e livros, bem como do treinamento para o trabalho com crianças e o L'Abri, Francis Schaeffer foi (e tem sido) instrumento de Deus para a conversão e encorajamento de muitos.  Francis faleceu no dia 15 de maio de 1984.

O LEGADO

Muitos ministérios e ministros foram influenciados pelo evangelista – como ele se denominava. No último ano L'Abri finalmente foi implantado no Brasil, e possui uma equipe apaixonada e capacitada servindo em Belo Horizonte, MG. O impacto de Schaeffer se deu pela saudável mistura de verdade com amor, uma mente preparada com um coração quebrantado, a convicção inequívoca do Cristianismo histórico e ortodoxo sem arrogância ou desprezo pelos que caminham no erro.
Schaeffer é um modelo de pastor, de líder de jovens, de apologeta, etc., etc. Não afirmo que ele era perfeito. De modo algum. Jerram Barrs8 demonstra como o seu pavio curto por vezes o atrapalhou. Mas quero agradecer a Deus por este homem imperfeito, que serviu a Deus e aos homens do seu tempo. No dia 31 de janeiro de 2010 completaria 98 anos. Está diante dAquele a quem serviu ao longo de sua vida.

Por Alexandre Luiz


2 comentários:

Unknown disse...

bola de la actuación de este blog ... aquí en mi país tá todo el mundo habla de más éxito, al respecto ...

Rede jovem - IBPV disse...

Die Here God wil uit te druk en hou verband met sy mense en die mees doeltreffende en ver was en is deur sy woord, en dit is Rempe en gevorder in God deur sy woord. Want geloof kom deur gehoor en gehoor die woord van God. Wanneer kry ons 'n woord direk van God, dit kom met "vuur" en verander ons lewens vir ewig.

God bless!

Postar um comentário