segunda-feira, 26 de julho de 2010

John Harvard e a melhor Universidade do mundo

John Harvard (Londres, 26 de Novembro de 1607 — Charlestown, 14 de Setembro de 1638 - 30 anos) foi um pastor congregacional calvinista inglês e que foi viver nas colônias americanas, em Massachusetts, tendo feito uma importante doação à instituição que hoje tem o seu nome: a Universidade Harvard.

 

Biografia

 

Nasceu e cresceu em Londres, no "borough" (distrito, bairro, em inglês) de Southwark, condado de Surrey, no quarto de nove crianças, filho de Robert Harvard, um açougueiro, e a esposa, Katherine, nativa de Stratford-upon-Avon. No Verão de 1625, o seu pai, uma meia-irmã, e dois irmãos morreram vítimas de uma "praga", conhecida na época como a peste bubônica. Apenas a sua mãe e seu irmão, Thomas, na sua família sobreviveram.
Ele entrou para o Emmanuel College, em Cambridge, depois foi para a um reduto de puritanos, em Dezembro de 1627 e recebeu o seu grau de Bacharel em Artes em 1632. Katherine faleceu em 1635 e Thomas na Primavera de 1637. John casou com Ann Sadler, de Ringmer, Sussex, em Abril de 1636.
Em 1637 ele emigrou com a mulher para a Nova Inglaterra e estabeleceu-se em Charlestown, no estado de Massachusetts. Curiosamente, um terço dos primeiros 100 licenciados da Nova Inglaterra eram pelo Emmanuel College.

Falecimento

John Harvard faleceu sem deixar herdeiros, em 14 de Setembro de 1638, de tuberculose. Ele legou em testamento aproximadamente £800 (metade do seu patrimônio) e a sua biblioteca com cerca de 400 volumes ao "New College" na localidade próxima de Cambridge, uma instituição que tinha sido fundada em 8 de Setembro de 1636 e para seu amigo Nataniel Eaton, o primeiro diretor da universidade.
A escola mudou de nome para "Harvard College" no dia 13 de Março de 1639. Harvard passou a ser o primeiro a ser referido como Universidade (em vez de college, faculdade em inglês), pela nova Constituição de Massachussetts em 1780.


Por Alexandre Luiz
Fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário