terça-feira, 22 de dezembro de 2009

George Muller, 50 mil orações respondidas


O autor dá uma visão rápida e concisa da vida e obra deste grande homem de Deus que viveu na Inglaterra no século XIX, embora tenha nascido na Prússia. Somos levados conhecer detalhes marcantes e significantes na vida deste servo de Deus:

I) desde a sua adolescência, uma vida desregrada e sem objetivos;

II) sua conversão, num culto caseiro mas com convicção;

III) a chamada missionária que o levaria para a Inglaterra, sem antes tomar a decisão de desistir de seus dotes literários como tradutor, e de um quase noivado;

IV) sua vida ministerial, um tanto frustrante pois seu desejo era ser missionário ás nações e isto foi-lhe negado e se viu obrigado a pastorear igrejas locais;

V) seu casamento com Mary Groves que foi sua fiel companheira durante 40 anos;

VI) até o grande desafio de sua vida que foi a realização de um projeto social, fundar um orfanato, sem ter um centavo no bolso;

VII) e aos 65 anos torna-se missionário, com grande sucesso.

Inspirado pela leitura da biografia de Augusto Framke que viveu um século antes ( veja o valor incalculavél de uma boa leitura), decidiu empreender obra similar. O grande detalhe é que para a realização deste projeto, tanto quanto Augusto Framke, George Muller queria depender exclusivamente da ação divina para suprir todas as suas despesas e encargos financeiros. Isto mesmo, nada de ajuda governamental, nada de apelos dramáticos por socorro á sociedade, nada de correntes solidárias ou até de doações humanitárias. Ele queria realmente depender de Deus, fazer verdadeira a palavra que está escrita na Bíblia: "abre bem a tua boca e eu te encherei" e "clama a mim e e eu te responderei" foram estes seu lema de vida. Isto é, ele chegou a um ponto tal de comunhão com Deus, que tudo de que tinha falta ( dinheiro, comida, roupa, aluguel, para a manutenção dos orfanatos...) era convicto que a providência divina há seu tempo chegaria para suprir. Por isso o subtitulo do livro é 50 mil orações respondidas.

A dependencia era total a ponto de as necessidades não serem divulgadas a ninguém, muitas vezes tinham só o café da manhã, mas não sabiam o que iriam comer ao meio dia, então se recorria ao único canal de socorro, que era a oração. E Deus tocava pessoas, que eram movidas a irem ao orfanato e sem saberem da real situação, levavam a ajuda necessária para aquele momento. São relatos de ações miraculosas que realçam o poder divino e a fidelidade de Deus para conosco. George Muller gastava mais tempo em oração do que os afazeres que seu trabalho e obrigações exigiam, mas isto foi a chave da sua vitória. Pois entendia que se Deus é o nosso Pai ele sempre vai querer ouvir as nossas petições, " e enquanto Ele não responder eu não paro de orar", dizia. Ele orava incensantemente diante das dificuldades que se apresentavam, mas jamais saiu do seu projeto inical. Deus vai prover tudo, não posso depender de ninguém, a não ser de Deus. Aos seus 65 anos de idade e 34 anos após ter inaugurado seu primeiro orfanato, já tinha em sua instituição 2 mil crianças em 5 prédios próprios que até hoje estão lá. Era um homem muito meticuloso, logo no inicio de sua obra começou a anotar todos os pedidos que fazia em oração bem como a devida resposta, até a sua morte foram registrados exatamente 5mil orações respondidas. E os últimos 17 anos de sua vida foram dedicados a viajens, tornou-se missionário aos 65 anos e esteve em vários paises como pregador e conforme seus diários relatam conquistou 30 mil almas. Resultado este só alcançado graças a vida de oração de grande homem de Deus, que vale a pena conhecer e se inspirar.
 
Por Alexandre Luiz

0 comentários:

Postar um comentário